0

Artigos

AUDITORIA TRABALHISTA COM ÊNFASE NO e SOCIAL E ESPECÍFICO AO TERCEIRO SETOR

Sua instituição está preparada para implantar e superar o mais novo e desafiador, módulo do SPED – o e-Social?

A Advocacia Sergio Monello está preparada e apta para assessorar as entidades do Terceiro Setor da melhor forma, unindo nossos conhecimentos jurídicos x contábil x sistema para garantir aos nossos parceiros tranquilidade em mais esta obrigação do SPED.

O prazo para início do e Social, já foi publicado no DOU no dia 30/08/2016, e seu início será em janeiro/2018, o prazo parece longo, mas, devido a tantas revisões, mudanças de procedimentos e cultura da entidade, não é.

Desta forma, não podemos nos deixar levar pela aparente folga temporal, pois o e Social é muito mais do que preenchimento de sistema. Se trata de um desafio de mudança de cultura interna nas normas e procedimentos internos, mais diretamente do RH e DP, mas que envolve setores jurídicos, contábeis e outros.

Está prevista a liberação da base de testes para julho/2017, onde os dados já devem estar corretos.

Agende uma apresentação de nosso trabalho que daremos todos os detalhes necessários para a implantação do e Social ocorrer sem causar problemas financeiros e operacionais para sua instituição! O primeiro passo é a realização de um Diagnóstico que dará uma visão geral sobre o quão sua entidade está preparada.

As mudanças propostas pelo projeto do eSocial visam a coleta de informações de empregadores e contribuintes para atendimento às necessidades dos cinco órgãos do governo, quais sejam: Caixa Econômica Federal; Instituto Nacional do Seguro Social – INSS; Ministério da Previdência Social – MPS; Ministério do Trabalho e Emprego – MTE e Receita Federal do Brasil – RFB, para atendimento a seus objetivos institucionais.

A missão proposta pelo eSocial é a de facilitar o cumprimento das obrigações do contribuinte com o envio das informações em formato padronizado por um único canal para um ambiente compartilhado entre os diversos órgãos da Administração Pública, o que implica dizer que toda uma cultura socioeconômica será atingida com o projeto do eSocial.

O lançamento dos dados no eSocial vem se mostrando o maior desafio do projeto, uma vez que as informações serão compartilhadas entre os órgãos da Administração Pública participantes do projeto, de sorte que as informações lançadas devem estar em conformidade com a legislação atual.

A precisão no envio das informações à plataforma do eSocial é que garantirá o sucesso da implantação bem como reduzirá o risco de ocorrência de erros e, por consequência, minorando também a possibilidade de que as empresas sejam autuadas por procedimentos que não estejam em conformidade.

Objetivo do Trabalho

O objetivo da Auditoria Trabalhista consiste em avaliar os procedimentos internos da organização, seus registros, os riscos de possíveis distorções materialmente relevantes, examinando cuidadosamente os documentos e processos internos, gerando recomendações que proporcionará aos Gestores a tomada de decisões estratégicas com o fim de assegurar a segurança das informações prestadas.

Com a implantação do e Social as informações chegarão mais rápido ao banco de dados da Receita Federal do Brasil de sorte que a fiscalização se tornará um procedimento rotineiro e ágil, pois, com a validação em tempo real, todas as obrigações acessórias terão que ser informadas das datas previstas no Manual Operacional.

A Auditoria Trabalhista tem como objetivo final a reestruturação de toda a estrutura interna do Departamento de Recursos Humanos, visando mudança da cultura do “jeitinho”, a fim de que as empresas estejam seguras para abastecer o sistema com as informações dentro dos prazos estabelecidos em lei, assim, passarem ilesas a nova forma de fiscalização.

Por fim, nossa empresa, por atuar exclusivamente com o Terceiro Setor, analisará itens específicos do Terceiro Setor, como voluntariado, côngruas, estágio e aprendizes (intermediação), dentre outros.

Estamos à disposição para agendarmos o diagnóstico inicial para sua entidade. Conte Conosco!

Área do cliente.

Consulta de andamento de processos.

Agenda

  • Você pode conferir aqui a data de vencimento dos tributos/contribuições, na agenda elaborada pela Receita Federal durante o mês
    leiamais

 

 

leiamais

Aguarde